Por que contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

seguro de responsabilidade civil profissional

A maioria das pessoas exerce sua profissão com todo o afinco para realizar um trabalho de qualidade e que seja reconhecido por sua excelência. Contudo, todos estão sujeitos a, eventualmente, cometerem falhas não intençionais, que podem acabar causando danos a terceiros. É para proteger o trabalhador nestes casos que existe o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, sobre o qual detalharemos todos os pontos no decorrer do texto. Acompanhe!

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O que é o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção para empreendedores e profissionais, como médicos, advogados, administradores e prestadores de serviço, que cobre danos causados de forma involuntária a terceiros no exercício da profissão. Este seguro garante reembolso a eventuais indenizações por danos corporais ou materiais que forem causados sem intenção. 

O RC Profissional, como também é conhecida essa modalidade de seguro, pode ser contratado de forma coletiva ou individual. O primeiro costuma ser utilizado por sindicatos, associações de classe e outras instituições representativas visando proteger os profissionais de suas respectivas categorias. Já o segundo é uma apólice particular, ou seja, com apenas um contratante e um segurado.

Por que contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

Todo profissional precisa de tranquilidade para exercer sua profissão. Afinal, é com o seu trabalho que cada um pode construir sua vida e realizar seus sonhos. Contudo, assim como qualquer ser humano, o trabalhador também está sujeito a cometer erros durante seus afazeres. Por vezes, essas falhas fazem com que clientes ou outras pessoas sejam afetadas e responsabilizem o profissional. 

Já imaginou ser alvo de uma ação judicial por conta de um equívoco não intencional no seu trabalho e precisar arcar com diversos custos que podem ser altíssimos? Para não precisar trabalhar preocupado e sentir-se protegido caso imprevistos aconteçam, contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é de suma importância. Você terá todo o apoio, tanto judicial como financeiro, para não ter prejuízos e poder continuar a prática da sua profissão sem maiores problemas. 

Contrate o seu Seguro de Responsabilidade Civil Profissional com a Minuto Seguros

Exerça a sua profissão sem pensar em possíveis imprevistos! Contrate o seu Seguro de Responsabilidade Civil Profissional com a Acess Life. Trabalhamos com as seguradoras mais reconhecidas do mercado.

Faça sua cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue para +258 87 737 4798 e fale com um de nossos consultores.

Exemplos

Seguro de responsabilidade profissional para enfermeiros

O seguro de negligência médica é um tipo especializado de cobertura de responsabilidade profissional. Enfermeiros estão muitas vezes na linha de frente do tratamento médico pode ser processado por negligência médica. Cerca de 41% das reclamações de negligência médica contra profissionais de enfermagem são relacionadas ao diagnóstico e 30% são relacionadas ao tratamento, de acordo com um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina dos Institutos Nacionais de Saúde de Moçambique.

O seguro de negligência médica pode vir de várias formas, incluindo:

  • Uma apólice individual ou em grupo adquirida através de uma seguradora privada.
  • Uma apólice individual ou em grupo adquirida por meio de um grupo de retenção de risco (RRG)—uma organização de profissionais médicos para fornecer seguro de responsabilidade.
  • Cobertura através de um empregador, como um hospital.

Seguro de responsabilidade profissional para advogados

Quatro em cada cinco advogados terão pelo menos uma reclamação de negligência durante suas carreirase conflito de interesse é a reclamação de negligência mais comum, de acordo com uma pesquisa da Ames & Gough. O seguro de responsabilidade profissional dos advogados normalmente cobre reclamações específicas do campo jurídico, como difamação e invasão de privacidade.


Seguro de responsabilidade profissional para conselheiros e terapeutas

Se você é um terapeuta, um cliente pode dizer que seu conselho (ou falta de conselho) causou danos. As ações judiciais podem incluir quebra de confidencialidade, tratamento inadequado, diagnóstico incorreto, suicídio de paciente, impropriedade sexual e calúnia ou difamação.


Seguro de responsabilidade profissional para consultores

Os clientes geralmente contam com a experiência de um consultor para melhorar seus negócios. Seja você um consultor financeiro, consultor de TI, mídia social ou consultor de marketing, ou consultor de qualquer tipo de negócio, se um cliente acredita que seu conselho (ou falta de conselho) causou danos ao seu negócio, ele pode processar. Seu cliente pode responsabilizá-lo por danos financeiros, danos à reputação ou quaisquer dificuldades numéricas.

About the Author

You may also like these